quarta-feira, 18 de março de 2009

Equilíbrio



Yin: o princípio passivo, feminino, noturno, escuro, frio
Yang: o princípio activo, masculino, diurno, luminoso, quente
***
Hoje sou apenas Yin.
Meu Yang sentiu uma grande necessidade de estar só. De conseguir sentir-se completo sem mim.
Compreendo... talvez também o desejasse se eu fosse o Yang.
Isso não significa que não goste de ser Yin... apenas dá vontade de variar de vez em quando... rs
Tudo no universo trabalha em dualidade para que haja um equilíbrio: dia e noite, sol e chuva, quente e frio, grande e pequeno, e assim por diante. Há momentos, porém, em que um precisa lembrar-se da importância do outro, precisa lembrar-se de que não são opostos e sim partes igualmente importantes de algo único.
É importante notar que Yin e Yang formam um único Tao, porém, sem se fundirem.
A verdadeira beleza e equilíbrio que se observa no Tao é o fato de, dois elementos tão diferentes (não necessariamente opostos), se completarem mesmo sendo individualidades com seus limites bem definidos e que apresentam em si uma parte do outro.
Para não me sentir tão só e incompleta hoje, prefiro pensar que esta é uma pausa para que tenhamos consciência de quem somos e assim podermos formar um Tao perfeito.
Fui muito criteriosa na escolha da figura que ilustra este post.
Note que a luz passa pelo orifício onde se localiza as trevas, mas o contrário não ocorre... por quê?
"Não existem trevas, apenas luz. Este é apenas um termo criado para descrever o que ocorre quando há ausência de luz."
Não existe uma situação obscura, apenas a falta de esclarecimento.
B.D.Q.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala amor!!!